III -Mais Vinho?




- Bem!...Para quem queria um jantar caseiro e miminhos dos amigos, vens poderosíssima para uma noite imprevisível, sem horas para acabar e tudo menos no sofá. Estás linda, Inês! Onde compraste o vestido?
- Afonso, hoje não! Vim assim porque sou prevenida. Se vocês desistirem da ideia de sair, visto de imediato um pijama teu!
- Ui, como ela está hoje! Deslumbrante, mas mal-humorada! Mais uma tentativa de separação do André?
- Desta vez definitiva! Mas sei que só vou conseguir provar isso com o passar do tempo! Falemos de outras coisas...Que mesa fantástica! Esmeraste-te! Estou proibida de me chatear contigo. Mereces uma companhia à altura desta mesa repleta de coisas boas demais! A Margarida?
O Afonso alimenta-se de vida, aliás, de boa vida. Ofereçam-lhe beleza, decoração, roupas, música e têm alguém muito feliz! Sempre bem disposto, desde que tenha ido ao cabeleireiro, ao spa, ao melhor restaurante, ao local mais in.
- Ainda não chegou. Está com o “é-só-para-passar-um-bom-bocado”. Acho que essa história está a ficar séria. Mas não deve tardar. Vinho?
- Sim, muito, meu querido!...
E pisquei-lhe o olho. A Margarida apaixonada! Que bom! Que inveja! Que saudades!
- Vou abrir, deve ser ela!
- Meus amores, cheguei!
- Que brilho que irradias! Queres vinho?
Afinal eu estava especada à porta de copo na mão.
- Não, hoje não!
- Então prepara-te, porque vais estar completamente sóbria, quando eu e o Afonso já estivermos na fase dos disparates! E tu sabes naquilo que nos transformamos quando estamos juntos, não sabes? Bem, tu estás com um sorriso inspirador! Afinal qual é a surpresa?
- A surpresa, é surpresa!
Eu já não estava a aguentar mais! Tanta felicidade por metro quadrado de um T1 no Bairro Alto e sem motivo aparente. O Afonso, sempre preocupado com a imagem, sempre de bem com a vida, mas de espírito crítico fervoroso, optimista e decidido, um amigo fantástico, o melhor amigo. A Margarida, mais simples e pragmática, independente e muito segura de si: apaixonou-se! E eu ainda com vontade de chorar, desabafar, comer, beber...Ah! Vou fumar! Enquanto a força de vontade não supera este maldito vício!
A meio do jantar, depois do meu desabafo e da minha certeza de separação definitiva, a Margarida continuava a brilhar. Nunca os seus olhos azuis haviam cintilado daquela forma e mesmo depois da confissão do meu teste negativo, não se conteve mais:
- Estou grávida!... E super feliz! Desculpa, Inês! Soube há três dias! Aconteceu! O Miguel está delirante! Felicíssimo! Adorou a história do “preservativo descosido” e a minha despreocupação e optimismo do “não vai acontecer nada e esquece lá a pílula do dia seguinte, que mais parece uma tentativa de overdose hormonal”.
Devo ter ficado com um ar! Para ela se desculpar e justificar desta maneira.
- Não me peças desculpa, por favor! Parabéns do fundo do meu ser... e desatei a chorar!
De emoção, felicidade por ela, tristeza por mim, outra vez aquela mistura insensata de sentimentos confusos. O Afonso, muito prático, abriu uma garrafa de sumo de maçã, encheu três copos de shots, e brindámos à futura mamã, aos futuros papás, ao bebé, aos sonhos, ao imprevisível... e decidimos sair!

1 comentário:

  1. e porque será que queremos tudo...a "correr" ??

    parabéns

    um beijinho

    se te apetecer dá uma vista de olhos

    www.continuandoassim.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar